sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Dúvida"

Gente, eu tô com um problema.
Amamento exclusivamente, e dia 19 a Beatriz vai fazer 6 meses. Na consulta de 5 meses a pediatra dela falou pra eu ficar tranquila, que na consulta dos 6 meses ela me ensinaria tudo certinho. Só que, como dependo de SUS, eles marcaram a consulta para Maio, mais precisamente faltando alguns dias pra ela completar 7 meses!E agora como eu faço?
Vou começar dar os alimentos por minha conta...
Mas como?
Começo com suquinho, frutinha e papinha doce primeiro?
Quais horários?
Quando pode dar papinha salgada?
E as frutinhas?
E a quantidade?

Alguém ajuda uma mãe desesperada e mal informada?

7 comentários:

Maria Betânia de Amorim disse...

Oi, é sim, começar pelo suquinho e papinhas e frutas... Tive o mesmo problema que o seu, mas pior do que as marcações de consultas demoradas do SUS é aqui que nem pediatra existe para acompanhar os bebês... Mas dá uma lidinha num email de uma amiga minha que me ajudou e muito e eu postei: http://lanafuller.blogspot.com/2010/03/menu-do-bebe.html

Beijos

Cris disse...

Kira, calma, vai dar tudo certo! Sou mamãe de dois e gravidinha (logo vou estar também nessa vida de papas), posso tentar te ajudar com a minha experiência passada, se te ajudar, fico feliz, já!
Eu comecei assim, oferecendo suco fresquinho e fruta (comecei com banana) e dei isso por 3 dias sem mudar, mais ou menos, sem variar o cardápio.
Depois, introduzimos uma maçã raspadinha, com suco de frutas, de manhã também, alternando com a banana, entre uma mamada e outra também, isso pra variar e os fofos não enjoarem e pra provarem várias frutinhas, texturas e tal. E bem pouquinho, sempre.
Depois, de uns 7 dias assim, começamos de tarde também, entre uma mamada e outra. É sempre bem pouquinho, Kira, nem te preocupa com a quantidade, viu, ah, sem adição de açúcar nem nada. A fruta e suco naturais, mesmo.
A quantidade vai aumentar gradativamente, isso tu mesma vai perceber com a vontade da Bia em continuar comendo ou rejeitar a frutinha.
Depois de uns 10/15 dias dando a frutinha alternada, de manhã e de tarde, tenta dar no almoço, a papinha salgada. Nós começamos com batatinha e cenoura, só, por uns dias. E depois de uns dias colocamos um franguinho desfiado junto, com espinafre, chuchu, etc. Aí, dá pra segurar legal, até a consulta dos 7 meses dela, e perguntar tudo o que tu pode dar a ela, e não pode. E tirar as dúvidas. E o peitão pode e deve manter legal! :-) No almoço ela provavelmente vai trocar a mamada pelo papa salgado, mas de manhã e de tarde ela vai seguir com mamadas, só mudam os horários.
Ah, sempre tudo muito amassadinho com garfo.
Acho que é isso, flor. Espero ter te ajudado um pouco, tá?
Um beijo e boa sorte nos papas da Bia!! :-)
Aqui a galera adorava as frutinhas e os papas salgadinhos, com sucos depois. E dá pra fazer o inverso tb, começar pela salgada, mas eu te passei minha experiência, comecei pelas frutas e sucos até chegar na salgadinha!

mamaedealice disse...

Oi Kira, vou dizer como costumo ensinar p as mamães dos meus pacientes, ok? tudo baseado em evidências!
Não indico começar com suco, tem pouco valor nutricional e atrapalha p criar o hábito de tomar água. Pode usar daqui um tempo como sobremesa e de preferencia qdo o bebê consiga usar o copo.
Comece pelas frutas, 1 vez por dia a tarde. Pêra d'agua, maçã argentina, Papaya, banana prata, caqui são as básicas. Sempre usar fruta bem madura, e provar antes de dar, principalmente o mamão p ver se tá doce. Pode começar com qquer uma, e permanecer 3-5 dias usando a mesma fruta antes de passar p a próxima.
20 dias depois das frutas começa a dar almoço: cenoura, batata e abóbora é o básico. Cozinha bem e amassa c o garfo. Proibido liquidificar ou dar sopa na mamadeira!!
Toda vez que for iniciar uma comida nova fica 3-5 dias sem introduzir mais novidades. E 15 dias depois de dar almoço pode começar a dar a papa salgada na janta e já colocar carne magra ou frango bem desfiado!
Depois a sua ped vai dar mais orientções, mas uma coisa muito importante: não pode dar mel pra menores de 1 ano. O mel pode ter uma bactéria perigosa, causadora do botulismo... Eu li q vc dá mel pra Bia, é bem perigoso.

Espero ter ajudado, qquer dúvida é só falar!
@euanitaanana

Tania Zamarchi disse...

Kiraaa...estava comentando com a minha mãe sobre essa suas dúvidas e ela me disse o seguinte...que vc pode trocar a mamada das "9" por um suco de laranja-lima ou cenoura ou tomate...a cenoura deve ser ralada em cima de um paninho branco e depois aperta bem pra sair o suco...o tomate vc coloca ele na água quente pra tirar a casca e depois aperta ele no paninho branco como a cenoura...(não pode bater nem a cenoura e nem o tomate no liquidificador pq o suco fica amargo)...no almoço pode fazer uma "sopa" com 3 legumes (nada de macarrão, arroz...só os legumes, sal e uma gotinha de azeite)bem amassada com o garfo e durante a tarde pode dar uma fruta...maçã, banana, mamão...espero que te ajude!

Beijos Tania

Marina disse...

Puxa,eu ia dizer que não sabia como te ajudar pq a Bia ainda tá epquena e eu não me informei sobre isso, mas o cometário da mamaedaalice foi tão bom que até eu aprendi! rssss

beijocas e boa sorte!

Viajadas disse...

OI... O Pedro mamou até 1 ano e 5 meses. Mas a partir do 6 mes, a medica mandou dar frutinhas e iogurte. depois começou c as papinhas salgadas. Posso ver pra vc as receitas com os meses certinho. Não se assuste!!! Bjus

Elaine disse...

OI Querida... fica tranquila que se ele não começar a comer outros alimentos com exatos 6 meses não tem problema!

A comentário da mamaedealice foi bem completo.

Comece inicialmente substituindo uma das mamadas (geralmente a do meio da manhã ou da tarde) por uma frutinha (mamão, maçã, pera...) depois 2 vezes por dia, e quando vc se sentir segura substitua o almoço por uma papinha salgada...

O que li é que as papinhas em geral devem contar 3 grupos de alimentos: os vermelhos, amarelos e verdes, mas para uma primeira papinha vc pode fazer um a so com batata, cenoura e uma carne junto, mesmo que vc nao ofereça a carne.

Espero ter te ajudado!
bjs
Elaine