domingo, 16 de janeiro de 2011

E quem disse que eu não trabalho?




Esse é um post, exclusivamente para mães que deixaram de trabalhar para ficar em casa com seus filhos, temporariamente, ou não. E também para aquelas pessoas que optaram por trabalhos não muito convencionais. Mas com certeza, encaixa em algum momento na vida de todos.




Dia desses, comentei com uma pessoa, sobre o fato de eu estar cansada, stressada. Por conta da rotina, por conta do trabalho diário, por preocupações, e coisas do cotidiano que deixa qualquer um louco.
Não me surpreendo mais, quando alguns amigos e até mesmo pessoas da minha família me diz:  “Mas você não trabalha” – “ Nossa, trabalha o dia todo para ver o que é ficar cansada”
Aprendi a ignorar, respirar fundo e seguir a vida.
Mas sabe, EU TRABALHO SIM.
Trabalho sem hora para começar, e sem hora para terminar, trabalho sem remuneração, minha remuneração é uma gargalhada, um sorriso pela manhã, e um beijo inesperado. Mas eu trabalho. Não ganho rios de dinheiro com isso, e nem quero, trabalho por prazer. Mas trabalho, me canso  fisicamente e mentalmente. E tenho certeza, que me canso muito mais do que se eu trabalhasse fora!
Meu trabalho é ser mãe, e só quem é mãe sabe. Então, se você não é mãe, não tente passar por uma, não tente saber como é, é indescritível, incomparável, é amor, cansaço, e as vezes, dor. Mas com certeza, é MUITO amor.
Prefiro um milhão de vezes, não ter tudo o que desejaria ter, todas as coisas que o dinheiro compraria, só para ficar com a minha filha, educa-la ao meu jeito, e acompanhar cada pequena descoberta dela. E sobre as minhas finanças, o problema é meu, cuido eu.

Não acharia justo, com minha filha, nem comigo, coloca-la em uma creche, para eu trabalhar e ganhar uma miséria. Para mim, não vale a pena ficar longe dela, só para dizer que eu trabalho fora.
Claro, que isso um dia irá acontecer, tenho os meus planos, mas isso, não é agora.  E também não é do interesse de pessoas que gostam de dizer por puro prazer, que eu não trabalho.
Porque eu trabalho sim.
E para quem não sabe o significado da palavra trabalhar:

trabalho 
(derivação regressiva de trabalhar)

s. m.
1. Acto! de trabalhar.
2. Qualquer ocupação manual ou intelectual.
3. Esmero, cuidado que se emprega na feitura de uma obra.
4. Obra feita ou que se faz ou está para se fazer.
5. Labutação, lida.
6. O fenómeno da vitalidade dos órgãos.




trabalhar - 
v. tr.
1. Dar determinada forma a (ex.: trabalhar a madeira). = lavrar
2. Fazer ou preparar algo para determinado fim (ex.: trabalhar a terra).
3. Rever ou refazer com cuidado (ex.: trabalhar o texto). = aperfeiçoar, limar
4. Treinar ou exercitar para melhorar ou desenvolver (ex.: trabalhar os músculos).
5. Causar preocupação ou aflição. = atormentar, inquietar, preocupar, ralar
v. tr. e intr.
6. Fazer esforço para algo. = empenhar-se, diligenciar, lidar, procurar
7. Exercer uma actividade! profissional (ex.:trabalhamos na construção civil; esteve desempregado, mas já está a trabalhar).
v. intr.
8. Fazer algum trabalho ou tarefa (ex.: vou para casa trabalhar).
9. Formar ideias ou fazer reflexões. = cogitar, matutar, pensar
10. Estar em funcionamento. = funcionar, mover-se



Respeito MUITO as mães que trabalham fora, por necessidade, por amor a profissão, é muita coragem. Isso tudo é uma opinião minha, sobre a minha realidade e lógico com certeza muitas mães passam por isso. Mas em momento algum, menosprezo quem trabalhe fora, é uma opção. Apenas, para mim, não vale a pena, trabalhar em uma loja de shopping, ganhando 700 reais!


Desculpe pelo post enorme, mas precisava.

Beijos

Um comentário:

Andreia disse...

Comecei a ler o blog a pouco tempo,conheci vc atrvez do mãe de merda,que por sinal eu adoro.concordo com tudo que vc diz,inclusive nesse post.Não há dinheiro no mundo que pague poder estar em casa cuidando e amando nossos filhos o dia todo,não troco isso por nada.O cansaço é consequencia.Mas uma consequencia maravilhosa.A essas pessoas que gostam de dar pitacos,sinto muito mas para mim as mulhers lutaram tanto para se igualar as homens que estão deixando de lado seu instindo de mãe,protetora e etc pela carreira,sinto pena delas.