quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Creche particular x Nave mãe

Bom, várias pessoas não entenderam o porque de eu preferir colocar a Beatriz em uma Nave Mãe ( do "governo" ) , do que colocar em uma escolinha particular. 
Vale lembrar que, temos condições de pagar uma escolinha particular, temos várias aqui no bairro, e os preços são bem acessíveis até, mas descarto essa opção por falta de confiança, segurança, essas coisas. E tem as escolinhas particulares perto da minha sogra, e perto da gráfica, que são ótimas escolinhas, conhecidas em Campinas, e tudo mais. 
Quero deixar claro que essa é a minha opnião, a Beatriz ainda não está matriculada em nenhuma, estamos esperando chamar ela na Nave Mãe, e essa é uma opnião da mãe que ainda não tem a filha na creche. Talvez no dia a dia a  minha opnião mude, não sei realmente.
Sei que, por enquanto, por questão de praticidade é sim a melhor coisa.


Prefiro a do governo, por ser só recreação, sei que a qualificação dos profissionais são ótimas, tanto quanto de uma escolinha particular, a diferença é que eu economizo uns R$ 300,00



Vantagens da Nave Mãe:

ºFica proximo da minha casa, coisa de 5 minutos indo a pé.
ºTem como outras pessoas - autorizadas - buscar ela para mim, caso eu não possa. Como por exemplo, a Tia Marlene.
ºNão preciso me preocupar com quem vai cuidar da Beatriz, aliás ja conversei com a futura " tia " dela. Muito atenciosa, a Beatriz já gostou dela de cara.
ºPosso ir amamentar, o que pra mim é ótimo, pois não pretendo desmamar a Bia, e sei que muitas escolas particulares pede isso. TENSO.
ºNão preciso me preocupar com 'lanche', é opcional. Eles dão 3 refeições lá.
ºLá funciona como agrupamento, crianças de 1 ano, com crianças de 1 ano. E escola particular, a maioria que eu vi, quando é só recreação, não funciona assim.
ºApesar de ser periodo integral, como o meu trabalho tem horários bem flexiveis, posso busca-la alguns dias mais cedo, tem um mínimo de horas semanais que ela tem de ficar para não perder a vaga.
º A escola é enorme, muitos brinquedos, árvores, ótima estrutura.
º Apesar de ser do " governo" as naves mães são diferentes das creches, elas são administradas por ONGs, o que faz com que os metódos pedagógicos sejam diferentes, política, e tudo mais.
º A escola tem psicologos, pedagogos, e tudo mais. E tem um monte de coisa para as mães, é ótimo!

O porque de não escolher uma creche $$:

º Não confio nas que tem perto de casa.
º Apesar dos preços serem aceitáveis, não vejo vantagem em pagar por algo que posso ter de graça.
º As que tem proximo a casa da minha sogra e da gráfica, são ótimas, bem conceituadas, porém para mim ficaria totalmente fora de mão. E não quero contar com a minha sogra, lógico que ela ajudaria, buscaria quando necessário, mas ela já cuida do irmão da Beatriz, acho MUITA exploração deixar por conta dela.
º A maioria das escolas particulares dão apenas uma refeição, e a mãe tem de mandar as outras, algumas escolas EXIGEM o que tem de ser levado, e acho que isso, é abuso.
º Eu posso investir os R$300 mensais que gastaria com a escolinha, em algo muito interessante para a Beatriz, como uma poupança.


Bom, é isso. Vale lembrar que nem sempre o que custa $$ é a melhor opção. As pessoas tem uma visão muito distorcida de escola publica, lógico tem de pesquisar, ver o que é melhor para cada um, mas tem muita escola publica ótima por ai!
Não podemos esquecer também, que escola não educa, quem educa é pai e mãe. Creche é aonde a criança passa um tempo com outras crianças, brincando, em segurança enquanto a mãe trabalha ou coça em muitos casos. Não adianta exigir que a escola eduque seu filho, seja ela particular, ou publica, isso é responsabilidade de pai e mãe.





Ps: Gente, pra quem não sabe eu escrevo para o Clube da Lulu, escrevo sobre Maternidade x Vida feminina e bom, eu to precisando de relatos/dicas e mimimi sobre estética x gravidez. O que vocês tiveram de deixar de fazer porque estavam grávidas, ou amamentando. E se arranjaram outro jeito de fazer, enfim...  Podem falar pelos comentários aqui mesmo, ou mandar um email para kira@clubedalulu.com 




Bom é isso.

Beijos
=*

7 comentários:

Sílvia Renata disse...

Que bom que vc pode contar com essa opção se custo perto da sua casa... ótima escolha, o que vale mesmo é a confiança q vc tem...
E, concordo, quem educa é pai e mãe...
Bjs

Mariza Batista disse...

Os pais dão uma educaçao diferente da escolar. Pelo menos era pra ser assim. Sou educadora e como tal defendo a escola como um local impar de aprendizado e construçao da criticidade do individuo,sim, desde pequenos! Ensino na escola publica e seu que apesar do descaso dos poderes ainda existem bons profissionais. No entanto, faço uma ressalva: é preciso ter cuidado quanto a metodologia da escola e a populaçao que ali atinge.

Ju vignado disse...

A preparação de profissionais de creches publicas é muito melhor do que creche particular. Na particular eles colocam qualquer um pra ser "tia" , não acho confiavel.

Vanessa e Enzo disse...

Bom, aqui no Rio educação pública não é uma opção pela qualidade mesmo. Se fosse até seria uma boa economizar com o que teria que ser um direito nosso. Como não é e eu tb não confio muito, prefiro economizar e adiar a ida do Enzo para creche...

maisa disse...

Isso é verdade, eu ficava em uma escolinha que era ou melhor é muito boa, tinha dentista, nutricionista... nossa eu amava aquela escolinha, ja tinha ficado em outras mas dessa é a qual eu mais lembro... tinha tudo!e foi la que eu aprendi a gostar de moela, rucula, espinafre... hahahahahahaha

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKK ``tenho condições de pagar particula`` escola publica no Brasil. Vc teve uma gravidez indesejada?

Anônimo disse...

Anônima disse... tenho dois filhos e só estudaram em escola publica e qdo terminaram o ensino médio, passaram na escola tecnica de quimica e Higiene dental, no vestibular e no primeiro concurso que fez, acho que vai do aluno e da familia que ajuda seu filho em casa, pois a educação de casa é uma e da escola é para a vida profissional e qdo a boa educação vem de casa tudo é mais facíl, pois hoje a maioria dos jovem não gostam de estudar e a familia não quer ter trabalho com a educação dos filhos,estão deixando tudo para as escolas,isso dificulta,pois o amor da familia é muito importante no desenvolvimento emocional,ético e profissional.Essa é a falha onde está crescendo a violencia e o desenteresse pelos estudos...Pais de atenção aos seus filhos e mostre que voce estará sempre doseu lado,ele ficará grato e daráo retorno que espera paraa vida...