sábado, 9 de abril de 2011

Toxoplasmose - Você come cocô de gato?



Você come cocô de gato? Não né? Se sim, pode apertar o X ali em cima, please!

Pois é, mas o pessoal da Globo sim!
Dia desses foi ao ar, em Insensato Coração - novela das 9 - a afirmativa de que, simplesmente ao fazer carinho em um gato, você corre o risco de adquirir TOXOPLASMOSE. 


O que é Toxoplasmose?

Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.
A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão (AIDS, secundária a remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante) os sintomas e a doença toxoplasmose pode se manifestar.
Outro período particularmente de risco para se adquirir a infecção é durante a vida intra-uterina, da gestante para o feto (transmissão vertical). O feto pode ter afetada a sua formação quando contaminado.



Como se adquire?
  
Por ingestão de cistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos, que podem estar presentes em qualquer solo onde o animal transita. Mais comum no nosso meio.
Por ingestão de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada), mais comum na Ásia.
Por transmissão intra-uterina da gestante contaminada para o feto (vertical).
 


Resumidamente: Ao comer carne mal passada, verduras mal lavadas, VOCÊ PODE ADQUIRIR TOXOPLASMOSE.
Ao conviver com um gato, fazer carinho em um gato, VOCÊ NÃO ADQUIRE. 




Durante toda a gravidez tive comigo o Charles. Ele chegou até dormir na minha barriga, eu limpava a caixa de areia dele, brincava com ele, e não adquiri toxoplasmose.
Acontece que informação passada de forma errada, assim como a Rede Globo fez, faz com que muitas gravidas, por medo, abandone os seus gatos.  Alias, abandonar animais É CRIME e da cadeia!

Vale lembrar que toxoplasmose é uma doença SÉRIA, que causa riscos graves ao feto, porém não é passada por CONTATO com o gato, mas apenas se você COME O COCÔ DO SEU GATO, ou limpe a caixinha de areia dele e coloque a mão na boca, etc, mas né gente, acho que vocês não fazem isso né?



Para mais informações sobre e outros textos interessantes:










Beijos!






Ps: GRÁVIDAS no exame pré natal geralmente é pedido o exame de TOXOPLASMOSE se você tem o ANTICORPO da toxoplasmose (que pode ser adquirido ANTES da gravidez e não faz o feto correr risco!) você não adiquire TOXOPLASMOSE novamente!













8 comentários:

Juliana Freitas disse...

É mais fácil pegar toxo comendo uma saladinha inofensiva (prenhas, não comam salada na rua durante a gravidez), do que de um gato. Mas isso ninguém fala... ômopai!

♥ Fabíola (Bi). disse...

Pois é... eu engravidei ano passao, mas perdi. esse bebê está sendo o mais esperado dos esperados, mas como vou casar no religioso daqui há dois meses, vamos voltar a tentá-lo na Lua de Mel mesmo. Agora meu Pai, que tá LOUCO pra ser avõ viu essa BABOSEIRA na novela e já ficou em pânico... Tenho gato sim e no fim do mês estou adotando outro. Não vou parar de ter gatos, afinal é meu dever mante-los vermifugados, acima de tudo.

E achei uma graça o nome do gato, tb é o nome do meu gato-marido :0)

Mari Hart disse...

Eu nem tenho gato, mas qdo vi na novela achei surreal!!!! E fiquei com aquela sensação esperando algum outro personagem dizer que ele estava errado sabe!? Mas não! Qta desinformação meldels! Falta de responsabilidade de um veículo de informação tão importante, formador de opinião! No mínimo lamentável!

Jacqueline Braga disse...

hehehehe, pior que passa numa novela de nivel nacional...tadinho dos gatinhos!!
bjos

@raquelapenas disse...

Ai Deus meu! escrevi um livro e deu erro kct.
Resumindo tenho 6 gatos e todos eles dormiram na minha barriga e pernas até os 9 meses quase.

Tive eles mto antes de engravidar, e até hoje estão comigo.

Me falaram um monte de abobrinhas, inclusive pra eu dar fim neles.

Ouvi cada história, que um dia cheguei em casa, sentei e chorei horas, pq temia pela vida do meu bebê e não queria me desfazer dos meus gatos.

Fiz o exame de toxo no laboratório Lavoisier (recomendadíssimo) o exame é simples, barato e o resultado já estava o dia seguinte na internet, se quiser te mando pra vc anexar aí junto com esse post.

Continuei minha gravidez linda, feliz e com meus 7 bichanos (agora 6) comigo. Totalmente em paz.

Falta informação pro povo e ainda passam errado!

Kira tbm é cultura, isso ae rsrs

Beijoooo

http://eusousuamaeblogspot.com

Unknown disse...

Pedir meu primeiro filho, e o médico disse que "talvez" fosse por má formação, e q eu tinha no sangue o tal dos restos da TOXO, claro eu tenho gato e tal kkkk, mas ele explicou tudo o q vc colocou no texto, é importante mesmo, não devemos "jogar" os animais...
Eu tenho 7 cães e um gato kkkkk

Anônimo disse...

Minha vizinha tem em sua casa uns 3 ou 4 gatos. Acontece que esses gatos, ao invés de ficarem presos na casa vizinha transitam livremente pelas casas dos outros. E eles fazem cocô nos locais da minha casa. Ao limpar vários cocôs desses gatos no telhado transparente do corredor de casa, verifiquei a existência de várias varejeiras e aí descobri porque as varejeiras passaram a frequentar a cozinha de minha casa. Pela internet descobri que a Higitec e outros endereços que AS MOSCAS VAREJEIRAS QUANDO ADULTAS TRANSMITEM AINDA DOENÇAS INTESTINAIS BEM COMO A POLIOMELITE. Acho que tem gatos deve mantê-los presos em suas casas.

Anônimo disse...

Vejam o artigo neste endereço: http://guiadobebe.uol.com.br/toxoplasmose/