quinta-feira, 26 de maio de 2011

Beatriz e a leitura!

Meu sonho era ter uma biblioteca particular, mas isso até hoje não aconteceu, talvez por falta de espaço, porque livros não me falta. Beatriz vai crescer assim, em uma casa em que TODO mundo tem uma quantidade consideravel de livros. Meu pai tem os dele, são livros religiosos. O marido tem os dele, e eu, os meus.
Hoje falar quantos livros tem é quase um status né? Eu guardo pra mim. 
Eu não tive uma casa assim. Tinha os livros do meu pai, mas eu não podia ler pois " eram muito pesados para minha idade". Me lembro que quando eu tinha uns 6 anos, minha mãe me deu uma caixinha que vinha com 5 livros, dentre eles " A Dama e o Vagabundo" e outros clássicos. Tive alguns livros sim, e pegava muitos livros emprestados na biblíoteca da escola, e depois, da prefeitura municipal.

Acredito, que não exista essa de " e se ela não gostar de ler?", como muitas pessoas já me disseram ao eu dizer que desde que ela estava na minha barriga já comprava livros para ela. Não acredito porque livro, não é gostar ou não, é hábito, é costume, e isso, só se aprende sendo incentivado.

Não preciso dizer as vantagens que é incentivar um filho a ler, ou no caso dos nossos pequenos, ler para eles. Eu, assim que fui alfabetizada comecei a ler, muitos livros. E sempre li em publico, sem erros, sempre era chamada para falar em publico mesmo não sendo uma pessoa popular ou algo assim, mas porque sempre soube discursar, argumentar, questionar, e expor minha opinião. Acredito que tudo isso veio dos livros, da minha mania de ler que por um tempo era um vício para onde ia todo o meu dinheiro.


Hoje, sabemos que com a internet livros para muitas pessoas perdem a graça, confesso que já baixei livros na internet mas só porque queria muito ler, ou coisas sobre o Nacional Socialismo que é super difícil de comprar, leio porque gosto, porque tenho curiosidade.
Na maternidade, peguei outro gosto pela leitura, graças a @cmlcruz. Ela me emprestou um livro da Zibia Gasparetto, e pronto, mais uma paixão!
Hoje, não troco meus livros por nada, na internet leio blog e notícias, livros como disse só se for casos muito especiais.
Não existe coisa mais gostosa do que folhear um livro, ou pegar um livro em um biblioteca amarelado e com cheiro forte.


Ao comprar um livro para o seu filho, você não está só criando um hábito da leitura. Está fazendo um investimento, investimento na educação SIM!

Leia para o seu filho. Conte histórias. Pois isso, NUNCA se apaga. Me lembro até hoje da minha mãe me contando a história do uirapuru, e depois eu pegando um livro na biblioteca e ela lendo para mim. Me lembro da minha avó, de quando deitávamos na cama dela, e eu com meus 12 anos, e ela me contava a história da festa no céu (dos animais e tralala) que ela já tinha me contado umas 500 vezes, e eu dormia ouvindo a sua voz!

Me lembro que, com 16 anos eu já tinha lido todos os livros obrigatórios para  o vestibular da Unicamp, e teve uma época em que mudou todos os livros e eu li os novos também. Chato livros para vestibular?Talvez. Mas sempre encarei como mais uma história a ser descoberta, nossas possibilidades.
Quer me dar um presente? Me de um livro. Qualquer um, qualquer tema. Sempre é bem vindo. Quer dar um presente para a Beatriz?Dê um livro!



Ler não deve ser uma obrigação e sim um hábito!


Estou lendo para a Beatriz: 60 histórias para dormir - Disney



Adorei, muitos clássicos, divertido, e bem leve para "contar histórinha".

Livro que a Beatriz mais gosta: Filhotes - Ciranda cultural


É o livro preferido da Beatriz. Anda para lá e para cá com ele, mostra para todo mundo, ensina as pessoas a passarem a mão nos bichinhos. Fofo o livro e fofa a Bia!





E como está a leitura por ai?

7 comentários:

Mah disse...

ADOREI, Kira!!!!

Em casa a gente sempre teve essa mania de biblioteca também, e desde muito pequena me deixaram curiosa a respeito de livros aqui em casa! Eu via todo mundo lendo, tenho várias fotos bem neném, fingindo que leio alguma coisa! Hahaha

Aí no fim das contas, quando eu aprendi a ler de verdade, desembestei e não parei nunca mais! E hoje, nem imagino uma vida sem literatura! Super apoio o que vc tá fazendo pela Bia!!! (:

Pandora disse...

Concordo com você que não tem esse de "se não gostar de ler", vejo isso na creche, todas as crianças gostam de ler os livros, pegam, contam a história e tudo o mais. Claro, umas gostam mais outras menos, uns gostam de uns tipos de livros, outras de outros, mas todas curtem o processo...

E sim, antes mesmo de meu sobrinho nascer já comprei os primeiros livrinhos, estou anciosa para vêr ele crescendo e descobrir do que ele gosta mais!

Jacqueline Braga disse...

Eu sou aficcionada por livros, tenho muitos e meu maior sonho sempre foi ter uma mini-biblioteca, só me falta espaço e uma estante bem bonita. Eu confesso que não consigo ler livros pelo computador, minha vista começa a ficar turva, não consigo me concentrar nas letras, o último livro que li pelo PC (a bibliografia de Kurt Cobain)me deixou com uma baita dor de cabeça e nas vistas!
Eu tmb quero incentivar esse gostinho pela leitura do Bryan, ainda mais porque o pai não curte muito ler!!
bjocas

Daniela disse...

oie!!
a respeito do penúltimo post, senti sua falta sim.. ainda bem que vc voltou!!!!! entrava no twitter e aaqui tbm e nada de atualizações...
eu até tento pegar um livro ou outro pra ler mas acaba me dando preguiça e paro de ler... mas vc tá fazendo o certo, tem que incentivar a leitura desde a criança pequena pois assim ela vai crescer gostando
bjs

Unknown disse...

Ai que delicia, eu tb estou tentando montar uma mini biblioteca para eles.

Estão nas bancas umas coleções bem legais para as crinças, acho que vale a pena comprar.

Eu nunca tive muita intimidade com os livros, livro só via na biblioteca da escola e adorava as crônicas que a professora lia, mas ler ler mesmo, li poucos livros.

Queria ser aquela pessoa que devora os livros, mas ainda não cheguei nessa fase, acho que as crianças estão me ajudando a melhorar nesse aspecto.

Amo ler jornal, estou com 1 livro que me emprestaram e estou começando a ler, quero ver se leio até o fim dessa vez, pq sempre começo e quando chego no meio paro, chato isso.

Nuana disse...

aqui a leitura esta em alta...Helena adora livros....mamae fica toda boba...passa la no blog e nos conheça..e aproveita pega um selinho que deixei pra vc...bjooo
Nuana e Helena

Lígia Castro disse...

Que saudade de comentar aqui!
Tinha muito tempo que não entrava e tava dando uma olhada nos outros posts e quis comentar em todos.
Mas esse é digníssimo de um comentário!
Concordo com tudo o que vc disse, e é bom mesmo incentivar a leitura sempre.
Eu sou meio leitura freak, não consigo ficar sem ler, e sempre olho uns livros infantis pro Davi.
Só tenho uma reclamação, tem muito livro infantil lindissimo, maravilhoso, mas MUITO caro.
É foda isso. Não é motivo pra deixar de comprar, pq sempre existem outras opções, mas isso me revolta!
Eh isso!
Beijos!