sábado, 14 de maio de 2011

Mamaço - Parte II

Ontem, fui ao shopping comprar um presente para o meu pai. Ia encontrar uma amiga que trabalha no shopping, e voltar dando carona para ela!
Assim que ela entrou no carro, começou a falar " Nossa, você viu aquele protesto nada a ver que rolou, chamado MAMAÇO?" respirei fundo e expliquei certinho para ela o PORQUE disso tudo e tralálá, e o que ouvi foi  "Ah, só por isso?" . Dai é melhor nem responder porque né... 

O fato é, de todas as reportagens que vi sobre o mamaço, há muito pouca explicação, e muita crítica nos comentários, muita mesmo. Coisas absurdas demais, que eu fico sem entender se a pessoa falou sério mesmo, que ela REALMENTE pensa aquilo! E sabe, a única coisa util a responder nesses casos é  " vá se tratar".

Enquanto isso acontece lá fora, a gente nem sente tannnto assim, o problema é quando pessoas da nossa família tem esses tipos de pensamentos, ridículos e altamente machistas. Já ouvi quem parou de amamentar porque  " ficavam me olhando com cobiça no metrô", quem já parou de amamentar por " leite fraco", porque " os dentes da criança estava nascendo". E sinceramente, as pessoas arranjam muletas, desculpas para justificar o porque de parar de amamentar. E isso é TRISTE quando é uma pessoa bem informada, mãe, sem nada que a impessa a evoluir e deixar certos pensamentos de lado!

Ainda há quem pense que o mamaço seja uma coisa de um monte de gente desocupado, quem use a desculpa de que " para que amamentar?Amamentar é coisa do passado de quando não existia leite artificial". E não adianta porque gente que pensa assim, infelizmente, sempre irá existir!

Mas consciêntizar as pessoas nunca é demais, e quando alguém me olha torto o me indaga do PORQUE eu ainda amamento minha filha, faço questão de explicar, com cuidado e paciência. E ainda ressalto que filha minha, mama até quando quiser!




Beijos Mãezinhas!


=*

4 comentários:

Tassi Bach disse...

Um dia, vai ser coisa de gente louca gerar filhos na barriga, vão ser todos gerados em uma máquina. Gerar na barriga vai ser coisa de gente louca, que quer viver que nem bicho. Eu li isso em um blog de uma mãe (vou tentar procurar o texto pra te mostrar). Espero que esse dia nunca chegue, e que o mamaço conscientize muita gente, ou pelo menos, as faça pensar a respeito.

Unknown disse...

Eu li pouca coisa a respeito do Mamaço na internet, realmente não tinha muita informação não.

Bia Deroide disse...

Acho que se amamentar fosse coisa do passado, as mães já teriam parado de "fabricar" o leite! Não tenho filhos, apesar da vontade, mas quando tiver com certeza amamentarei até quando o bebê quiser também. Parabéns pelo blog! =]

Viviani F. Polli A. Barbosa disse...

Minha filha mamou até 1 ano. Não me arrependo. Acredito que a menina é forte como um touro por causa do meu precioso leite. Concordo com a Bia do comentário anterior- se amamentar fosse coisa do passado, já teríamos parado a produção de leite. E vou mais além - como mamíferos que somos, se amamentar fosse bobagem, os animais não mamariam. Já nasceriam comendo. Somos mamíferos, vamos dar de mamar aos bebês. Além de saudável, é um prazer sentir este contato maravilhoso com seu bebê.