quarta-feira, 18 de maio de 2011

O bebê ME DEIXA fazer...

Já que a desculpa que o bebê não me deixa fazer nada, não cola mais, o negócio é fazer né?

E hoje a tarde dei alok e consegui limpar muita coisa, limpar de verdade, de jogar coisa que não uso mais fora, coisas quebradas, vidro de perfume vazio, etc! E pela primeira vez consegui faxinar a casa com a Beatriz aqui, sem precisar que ela fique na Tia Marlene, e levei 2 hrs para faxinar 3 cômodos - sala, quarto meu, e "escritório/estudio" - acho que vale a pena né?

Então ai vai algumas dicas de como conseguir fazer as coisas em casa COM as crianças.

- Faça enquanto eles estiverem ACORDADOS - antes me falavam " ai boba, quando ela dormir você limpa tudo direitinho" mas na verdade quando ela dormia EU queria dormir junto. Então, aderi a técnica de fazer tudo que eu tinha de fazer enquanto a Beatriz estava acordada, não sei dizer se agora é mais fácil ou não, por ela já andar e táls. Ela fica atrás de mim o tempo todo, mas as vezes enche o saco e se distrai com outra coisa. Mas dai, quando ela dorme, posso fazer outras coisas sem me preocupar, como dormir, ler, twittar, atualizar o blog...

- Faça um pouco de cada vez - Não adianta tentar fazer tudo em um dia só. Eu deixava TUDO para a sexta - feira, e era a pior merda que eu fazia. Porque acumula, leva o dia todo para limpar, e você fica MORTA depois! O esquema é fazer um pouco a cada dia!

- Liste o que você tem de fazer - Não sou alok das listas, mas confesso que listas ME AJUDA MUITO, até porque sou totalmente desorganizada e perco o foco rapidão, a lista me ajuda a saber o que eu tenho de fazer, naquela ordem e tudo fica muito mais prático!

-15 min por cômodo - Essa é uma boa tática também, reserve 15 min do seu dia para cada cômodo. Aqui sem contar o quintal são 6 cômodos e o banheiro, o que daria 1h45m mais ou menos de limpeza diária. O que não é muito se você usar 15 min para organizar algo no quarto, limpar uma coisinha, twittar e depois mais 15 min em outro cômodo... e assim vai!

- Cômodos principais - Quais são os cômodos principais da casa? Aqueles quando tem visitas, elas mais ficam, ou PASSAM por la!? Aqui, esses cômodos são cozinha, banheiro e sala. Esses eu demando mais tempo, mais atenção aos detalhes, e deixo mais organizado, ou tento né? E uma manutenção diária também, porque nunca se sabe quando vai chegar uma visita inesperada!


Isso não é complicado, e demanda muito pouco tempo! Basta conseguir conciliar isso com uma criança! Mas sempre tem um DVD,  um brinquedo, um dramin, para distrair não é mesmo!?


Beijos mãezinhas!
=*

7 comentários:

Naíra Cecília disse...

Um Dramin é otimo Kira! Souu doida pra experimentar essa tecnica! Hahahahaha
Gostei das dicas, o meu Pietro ten 5 meses e so ha pouco tempo descobrir que é melhor fazer as coisas com ele acordado como vc diz. Também agora ele ja se distrai com o DVD e consigo organizar as coisas aqui aos poucos.
Tb adoro listas, anoto tudo.
Me senti em casa lendo o post! Minha casa tb tem 6 comodos, + o quintal e banheiro! rsrsrsrs

Beijo pra vc e pra fofa da Beatriz! ^.^

Aline Berg disse...

Puta merda você é muito louca! Vai muito bem e no final, manda ver um dramim. Morro de rir!
Qdo a Sophia era bebê e ficava super-agitada à noite sei lá por quê, eu dava um chazinho de camomila com funchicórea. Não me pergunte por que, mas ela dormia imediatamente. Numa dessas minha sogra estava aqui e qdo ela me perguntou o que eu fiz, disse que tinha dado chá de camomila com duas colherezinhas de conhaque. Coitada, quase infartou. Depois até achou graça qdo eu disse que era brincadeira.
O foda é que a Sophia não pára para ver nada na TV. O lance dela é tirar tudo do lugar (tipo abrir gavetas e botar tudo pra fora em questão de segundos) e agora tentar subir em qualquer coisa. Aí fica muuiito difícil arrumar qualquer coisa com ela por perto pq eu arrumo de um lado e ela já está desarrumando do outro.
Vou tentar o dramin.

Suellen disse...

olha, eu bem tentei fazer as coisas a príncipio com a duda acordada, mas dai se eu fazia alguma barulho mais alto ela reclamava ou até acordava, fora que ver neném dormindo dá uma invejinha e o sono nos ataca também.
agora faço assim, com ela acordada e na parte da manhã eu laço louças, boto roupa pra bater e limpo comodo por comodo, enquanto limpo um, deixo ela brincando com qualquer coisa em outro, de vez enquando ela vem atrás, mas só quando não tem mais o que fazer e eu logo dou um jeito, 10 e meia ela dorme e eu faço almoço e lavo louça, almoço e lavo a louça do almoço, ela acorda almoça e o resto da tarde é só nosso, e arrumando o que for bagunçando.
beeem mais simples na prática, juro.
suas dicas são ótimas, e a dica de arrumar 15 minu em cada comodo é genial!
um bjão

Layana disse...

Pô Kira, esse post me lembrou que minha casa tá uma bagunça, que eu não aguento mais arrumar... sou uma loser.

As vezes da alok de arrumar tudo aqui tb, pareço uma doida, dá disposição em dobro, é muito bom, mas não é todo dia.
Beijo

Unknown disse...

Kira
Isso de dividir o serviço realmente funciona. Aqui em casa eu faço isso, cada dia da semana limpo um tanto de comodos, mas faço bem pela manhã enquanto Gaby ainda está dormindo, mas quando ela acorda vai andando junto comigo enquanto eu limpo. Beijos mil

Vanessinha - Vizinha disse...

Noossa vc arrumou sua casa viva \o hahahaha brincadeirinhaaa!!
Ai então dá pra te visitar esse fds, se eu conseguir respirar é claro...
Ow vc pode ensinar a bia já limpar as coisas né hahahhaha Poxa a parte do dramim foi relacho já imaginei ela dopada na sua cama!!! kkkkk
Parabéns Bela continue assim!!!
Falando em faxina hj tbm faço a minha em duas horas O.o rsrsrs

Beiiijos

Lucila disse...

Otimas dicas Kira!