sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sabedoria popular

Sabedoria Popular nada mais é do que aquilo que é ensinado de 'boca a boca', crendices, supertições e MEDICINA POPULAR.

Hoje vemos nos blogs maternos uma grande onda de medicina popular, é uma mãezinha querendo saber mais que a outra, se sentindo no direito de impor a sua opinão na criação do filho do outro. 

Eu não gosto de pediatra e acho completamente desnecessário levar uma criança ao pediatra depois do primeiro ano, a não ser que a criança tenha uma doença crônica, etc. Levar ao pediatra por simples rotina, acho desnecessário.
E isso é o QUE EU ACHO, e da forma que eu levo a MINHA FILHA, não exigo que ninguém acredite no que eu acredito, o que eu acho certo é cada mãe ir pelo SEU INSTINTO.
SE VOCÊ mãe acha NECESSÁRIO levar o seu filho, LEVE e durma tranquila. Se não acha, ótimo também.

Mas acredito que a medicina é algo muito louvável, eu cresci em uma casa com uma auxiliar de enfermagem, cresci passando minhas 'horas de lazer' em um hospital, e por conta dos meus problemas de saude frequentei muitos hospitais, e NÃO, não é a mesma coisa.
Você que critica a alimentação da tal criança, é IGUAL a vizinha chata que indica dar um cházinho para a cólica. É medicina popular.

Eu acredito em muitas coisas e sempre deixo aqui bem exposto nos meus textos mas nunca sai impondo a minha opinião para os outros, ou perdendo meu tempo tentando " pregar " o que eu acredito, ate porque EU não quero ser importunada com " pregações" sobre o que vocês acreditam então, eu procuro não fazer isso.

Então você mãezinha, que se acha superior porque leu vários artigos - que não foi só você quem leu - aprenda a expor sua opinião e suas crenças sem ofender as dos outros. Sem impor o que você acredita, e criticando a forma que os outros criam os filhos.

E você mãezinha que tem dúvida sobre a alimentação do seu filho, o sono, ou qualquer outra coisa, acho válido perguntar no twitter/blog estamos aqui para nos ajudar, mas saiba que nesses casos é sempre bom procurar um profissional quando surgem essas dúvidas, pois não que ele seja o sabe tudo da história, mas é bom para você ter uma opinião de um PROFISSIONAL e  formar a sua opinão. Procure na internet, hoje é uma ótima ferramenta e onde se encontra ótimos estudos sobre quase tudo, e coloque na balança, veja o que vale a pena PARA VOCÊ E PARA O SEU FILHO, e de resto, que se foda.


No mais, se medicina popular de blog materno servisse para alguma coisa, a profissão pediatra já teria se extinto né?


Beijos.

6 comentários:

Michela Yaeko disse...

Estamos ácidas hoje, hein? Mas tá lindo, pra variar. Bjs!

Criss Ferrari disse...

Na primeira experiência materna eu levei minha filha à pediatra com 15 dias, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 12 meses. Pronto e cabou. Depois, só por doencinhas. Na minha segunda experiência aos 8 meses já abandonei a pediatra, que exigia que eu voltasse lá a casa 15 dias ou 1 semana para pesar minha filha, que era o retrato da saúde, comilona e tudo mais.
Falo da minha experiência sem nem saber se é interessante colocá-la aqui por um motivo: em minha casa funciona assim :) Sorrio quando alguém pede conselhos sérios porque não os tenho para dar, eu me considero uma mãe bem sortuda no quesito saúde das filhas, não porque nunca levei criança num PS com febrona de 41°c (infelizmente aconteceu e não foi só uma vez) mas porque eu não tenho tantas dúvidas e nunca me consulto com maezinhas, sigo o meu instinto, dou a tal da dipirona quando bem entendo e deixo a criança repousar e o resfriado seguir o seu curso.

Mariza Batista disse...

Muito bom!!! Excelente!!!

Karin disse...

Você é super divertida. Concordo com você... no final das contas, cada mãe faz o que acha melhor pro seu filho.

:D

Bjs

karin
www.mamaeecia.com.br

Layana disse...

pois é, a troca de experiências, pelo prazer de trocar é legal, "consulta" não. Até porque já percebi que as pessoas só pedem opinião e conselho até achar aqueles que combinan com aquilo que ela já queria fazer desde o início. Tipo, a pessoa quer porque quer dar funchicória, aí vai ficar perguntando se aquilo funciona até ouvir alguns 'sim' e ir lá e fazer.
Humanos - nós somos

Dani disse...

quando vc escreveu isso faltavam 6 dias para a stella nascer. e hoje, meu deus, como é bom encontar alguém que pensa tão parecido! e digo do alto dos meus 35 pra vc, que tem 21. beijos