quinta-feira, 28 de julho de 2011

Contradição

Eu acho que nada mais eficaz em uma sociedade do que a conscientização. 
Não basta uma mãe QUERER amamentar seu filho, ela tem de ter informação, saber como fazer e os benefícios disso. Não adianta investirem tanto em propagandas - televisão, revista, etc - sobre o uso de camisinha, se muitas pessoas não tem acesso a esse meio de informação.
Isso serve também para o parto natural, alimentação saudável e tudo mais. Mesmo sendo uma pessoa que acha a internet muito funcional, acredito que não basta, a informação pela internet, infelizmente não chega a todos ainda.
E uma forma dessa informação atingir digamos, pessoas menos informadas, mais ignorantes, é o posto de saude. O posto de saude deveria ser o apoio a uma comunidade.


Tudo isso, para dizer que, como vocês já sabem há uns dias levei a Beatriz ao pediatra, e ele foi super enfático ao dizer que eu deveria continuar amamentando a Beatriz, que outro leite não era necessário, e que no mínimo até os dois anos, tudo o que eu já sabia, graças ao tipo de acesso a informação que eu sempre tive, a internet.
Porém, hoje ao ir a ginecologista para iniciar o anticoncepcional, e dizer que eu ainda amamento, a primeira coisa que ela me disse foi " Vamos começar a tomar remédio x para secar esse leite ?" . E eu fiquei assustada. Dois médicos, do mesmo posto de saude, um cuidando de crianças, e outro cuidando de mulheres e gestantes. Com informações tão contraditórias.
Claro que eu não aceitei o tal remédinho, eu sei muito bem o que eu escolhi para mim e para a Beatriz. Mas e as pessoas que não tiveram as informações que eu tive?
Tantas mulheres que procuram o posto de saude, buscando a melhor informação, e muitas vezes recebem informações como essa!


É isso, uma breve indignação!

6 comentários:

anaSODIO disse...

mas q absurdo! to passada... e qual é o problema do leite afinal!? anula o efeito do anticoncepcional, é?!

Bárbara Pata disse...

falta informção pra esses tipos de profissionais...se já existem anticoncepcionais para maes que amamentam.

Tassi Bach disse...

Absurdo, né! Ó, só não toma cerazete, tô tomando e tô cheia de espinhas, com o cabelo ruim, e com retenção de líquido por culpa dele. Mas ele é bom por que nunca fiquei sem leite. Bjus

Sherol disse...

É partir de contradições como essa que crenças como "leite fraco" e de que quem amamenta não engravida se proliferam por aí.... infelizmente...

A pergunta é: chegastes a falar com a dita "dotôra" sobre isso? E com a coordenadora do Posto?

Acho que isso seria fundamental para que outras mães atendidas por lá não passem pela mesma situação.
A coordenadora do posto provavelmente é uma enfermeira (pelo menos é o que prevê a Estratégia de Saúde da Família)e deve ser ela que faz os cursos de gestantes do posto e não vai gostar nada de saber que o trabalho dela também está sendo "desperdiçado".

Digo isso porque acredito que faz parte do nosso papel como cidadãos.

Grande beijo pra ti e pra Beatriz!

Sherol

Alice disse...

Absurdo!

Talita disse...

Desculpe mas fico PUTA com isso!
Que nem uma "famosa" super se gabando que dá papinha pra filha de 3 meses, pq qdo chegar aos 6 não será viciada em leite. Oi?
Puta, muito emputecida que eu fico...

Beijosss