sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fotografia infantil - Quanto vale um click?


Já comentei aqui diversas vezes, que quando descobrimos que estamos gravidas o bichinho o consumismo nos morde. Queremos comprar tudo, e muitas vezes, compramos coisas totalmente sem necessidade.
A fotografia já está na minha vida a muito tempo, e é um sonho a se realizar.
Eu ganhei uma sessão de fotos quando eu estava grávida, de uma amiga que ja era fotografa a um bom tempo, e estava trabalhando em um ótimo estudio. Não fiz. Bobeira minha, que não me sentia bem, e acreditei que as fotos não sairiam legais.
Depois que a Beatriz nasceu, nunca achei necessário fazer uma sessão de fotos dela, com um profissional. Não menosprezando, mas pelo fato de que ela tinha tantas fotos, que não haveria necessidade.
No aniversário de 1 ano, foi uma festa simples, em casa então novamente não achei necessário.
Agora, no aniversário de 2 anos eu estou pensando seriamente. Eu não tenho dúvidas dos fotografos - sim no plural - que vou chamar. Mas tem quem tenha.

A escolha do profissional:

- Aceite sugestões: Daquela amiga que já contratou um fotografo para a festa do filho, da amiga que tem um conhecido fotografo.
- Olho crítico: Depois de mirar no seu alvo, tente saber mais sobre o trabalho desse profissional, portifolio, formação, indicação, depoimentos, tudo.
- Vale para você?: Veja se o tipo de trabalho dele, é compativél com o que você quer, para as fotos da festa do seu filho, da sua gestação, etc.
- Compare: peça orçamentos com diversos fotografos que você acha que encaixa com o que você quer.
- Bom senso: Sinceramente, acredito que não faz muito sentido o valor cobrado pelo fotografo, ser maior que o valor que ficou a festa do seu filho.



Uma boa foto, é uma foto crua. 20kgs de efeito em uma foto, não faz ela ser boa.
Hoje em dia tem surgido fotografo mais do que igreja universal, é incrível! Ter uma camera profissional, não faz de ninguém um profissional. É clichê, mas qualidade é bem mais importante do que quantidade.

É isso, não deixem se levar por impulsos. 

E se aceitam uma sugestão, ta aqui a minha:

http://www.amandacavalcanti.com.br/



7 comentários:

Jacqueline Braga disse...

Se tem algo mais importante que a festa em si,esse algo são as fotos.Eu sempre valorizei esse trabalho, porque pra mim é uma recordação da vida inteira.Quando estava grávida não pude pagar um ensaio desse, e acabei fazendo num estúdio e meio que não curti muito o resultado, o book do Bryan me realizei, pois por mais que agente tire fotos em casa, nunca fica aquela "brastemp" de linda.Me arrependo de não ter feito o acompanhamento mensal (porque era o olho da cara), e na festa de 1 ano,que foi pobrinha, a 1° coisa que contratei foi a fotógrafa, porque pra mim a recordação que fica do niver é a foto.
Mas acho que a fotografia em si esta muito banalizada, quanquer um compra uma câmera profissional com menos de 2.00 reais e se acha o profissional, só que fotografia é mais que clicar, são angulos, luz, foco, emfim, é técnica.Claro que por conta disso a maioria mete a mão e chega a cobrar muito caro pelas fotos.
Eu amei a fotógrafa que fez o book e niver do Bryan,ela é super profissa e não joga os preços lá em cima, pelo contrário...
tmb curto muito o trabalho da Amanda, pedi o orçamento e achei os preços dela muito legais, ainda mais pela qualidade das fotos dela, e a técnica que ela usa, espero em breve fazer um ensaio gestante com ela, pra isso preciso ficar grávida primeiramente...kkkkkkkkkkkk

bjos, e investe na fotografia sim, pois na festa agente fica com tanta coisa na cabeça que acaba esquecendo fotografar, eu mesmo não tirei nenhuma, não lembrei, e ainda pedi a minha cunhada que tem uma semi-profissional para filmar os parabens e a vaca não filmou.argh

Bárbara Pata disse...

adorei as dicas! Falou muito bem... ter câmera profissional não faz a pessoa ser profissional!Fiz o ensaio com a beatriz na barriga 2 x pq ganhei um poster nas lojas que comprava enxoval, móveis etc, adorei meu momento top model gestante hehehe!!! Depois denovo por conta de um poster fiz as fotos qdo ela tinha 1 ano, ela não gostou nada...depois fiz fotos com a Laudiane Lira de SP http://laudianelira.com/ adroamos! Foi tudo bem natural nem parecia que estavamos sendo fotografados, a Beatriz não deu trabalho e as fotos ficaram naturalmente lindas! bjs
@babipata
babidorafa.blogspot.com
Babi, Rafa e Beatriz

Talita disse...

Dicas anotadas!
Sou apaixonada por fotografia, acho que elas guardam momentos, sentimentos...
Queria fazer um book de gestante mas nem o repouso nem a falta de $$ ajudam rs

Beijosss

Dani Brito disse...

Hoje topei com dois comentários seus em blogs distintos e vendo o nome do blog, fiquei super curiosa. Sou mãe de uma Beatriz de 8 anos!!!

Sobre as fotos, concordo com todas as questões levantadas por vc. Uma boa foto depende do olhar do fotógrafo e não de efeitos. Esses devem ser usados pra realçar o que já está bom. E ainda assim, com parcimônia.

Além de termos em comum uma filha com o mesmo nome, compartilhamos o gosto pelo rock e pela cerveja.

Beijo

Mari Hart disse...

Ou qume sabe com "Mari Hart, photo & soul", rs! Tô fazendo book família, gestante, mas minha proposta é bem diferente, não é estúdio e não são fotos posadas, daquelas feke. Tb concordo que o photoshop muitas vezes estraga as fotos, perde a naturalidade que é o que mais procuro transparecer nos cliques. É preciso ficar muito atento pq há muito cara de pau por aí! Outro dia vi um book gestante que pelamor, parecia que meu filho de 4 anos que tinha tirado as fotos! Vergonha alheia! Hj em dia qualquer um com câmera na mão pode se dizer 'fotógrafo' qdo não é bem assim. O estudo e investimento são altíssimos!

Bjkas!

Mari Hart disse...

Releve os erros de digitação please! rs!

Priscila Blazko disse...

Obrigada pela visita!
Nunca fotografei meus filhos com um profissional, embora eles tenham milhares de fotos. Mas sabe que me arrependo? E agora acho que nem dá mais tempo, porque esse é o tipo de coisa que só fica maravilhosa enquanto eles são bebês, por causa da naturalidade das fotos. Vc faz muito bem em chamar fotógrafos para o aniversário da sua pequena. Que aliás é linda, parabéns.
Abraço.