sexta-feira, 22 de julho de 2011

A ida ao pediatra!

Quem me conhece sabe que eu não sou muito de levar a Beatriz ao pediatra, acho completamente desnecessário e táls, lógico que há casos e casos, se eu filho tem alguma doença crônica, ou precisa de algum controle especifico, leve.
Eu levava a Bia desde uma pequena baby na pediatra do posto (SUS), a pediatra era ok, nem cheirava nem fedia. Depois levei a Bia em alguns plantonistas mal humorados, em emergencias. Porém as consultas de rotina pararam antes do 1 ano de idade!
Dai que alguém quis nos sacanear legal, e mudaram nosso cadastro para um posto de saude distante, e marcaram uma consulta para a Beatriz.
Como eu já precisava pedir uns exames para ela, fomos.

E dai que o pediatra é cover do marido. Ok. Atencioso, bem mais atencioso que a antiga pediatra da Beatriz, perguntou várias coisas, e o melhor passou muitos exames para a Beatriz. De sangue e de fezes.
Explico: Eu tenho hipotireoidismo desde os 12 anos de idade (quando descobri e comecei a tratar), porém lá pelos 16 anos parei de tomar o remédio. Na gravidez também não tomei. E para quem não sabe, o hipotireoidismo passa da mãe para o bebê na gestação. Então a Beatriz tem muitas chances de ter, e quanto mais cedo descobrir, mais rápido começamos o medicamento e regulamos o bendito hormônio!
Tem como controlar o surgimento, tanto pelo peso da criança - ou engordam muito, ou são difíceis de ganhar peso - e por exame de sangue, que como a primeira médica da Beatriz sugeriu de 3 em 3 meses a partir do 2 ano de vida do bebê!

Outro detalhe é, a Beatriz quando nasceu tinha uma pintinha minuscula no braço direito, só que agora a pintinha ta gigante. E desde a primeira pediatra eu pedia um encaminhamento para ver se tinha algum risco a tal pintinha e até hoje estou esperando chamar a Beatriz para o especialista e nada.


Resumindo, Beatriz está com o peso dentro do que deveria, altura também, bem desenvolvida pela idade, só tem de dormir a noite toda, continuará no peito e continuar no mesmo esquema de alimentação. E quando eu disse que ela não comia carne depois de exemplificar um cardápio diário dela, o pediatra falou: a carne não é necessária.

Sai de lá com o pedido do exame de sangue e agora Beatriz precisa fazer cocô no potinho (exame de fezes) por três dias e eu levar lá no posto.E passou também umas vitaminas por conta de não comer carne!



O saldo do pediatra cover foi positivo! 

4 comentários:

Debora Oliveira disse...

'A carne não é necessária' soou como música nos seus ouvidos né?? Hehe, eu levei os meus até os 2 anos, no primeiro ano, de mês em mês, e no 2º ano, quando dava, porque eu pagava a consulta para uma médica particular (era tabela AMB, mas de um mês para o outro, pulou de 30 para 50 reais, ai né?), mas eu tinha a mesma neura com leite, tem mãe que dá quase 2 litros de leite por dia pras crianças, e os meus, haha, tomam só duas vezes. Perguntei pra pediatra e ela disse que tudo bem, o ideal seriam 3 vezes por dia, mas 2 estava de bom tamanho, se eles se alimentam normalmente (se comem feijão, verduras escuras, comem queijo e derivados). Então, mais 1 economia, rá, não preciso comprar 5 caixas de leite por mês.
Tudibom procêis ai, besitos nas duas!

Raquel disse...

Sabe que o João tb não tem um pediatra fixo? Levo no posto e duas vezes levei em plantões, mas nenhum me chamou atenção para acompanhá-lo. Minha mãe é pediatra, mas mora no Paraná e eu em Brasília.
Que bom que esse de agora foi mais atencioso com a Beatriz e tranquilo com o lance da carne.
Que dê tudo certo com os exames :)

Raquel disse...

Ah, preciso comentar uma outra coisa, sobre o "só tem de dormir a noite toda". Não sei como é o sono dela, mas pelo menos os pediatras em que João foi, falam como se fosse a coisa mais simples do mundo, e querem q eu me sinta uma louca porque ele não dorme as 8 horas direto (c/ 6 meses). Fico p... com isso!

@maedejoao

Alice disse...

Bom saber esse negócio da carne, assim não fico louca quando Francisco começar a comer papinhas e talvez não queira a carne (confesso que a mamãe aqui também não é muito fã).
Que bom que Beatriz está bem! Agora toca fazer as necessidades no potinho! Hehehehe...

Beijo beijo

Alice
diaadiacomfrancisco.blogspot.com