domingo, 21 de agosto de 2011

É sempre bom saber!


Hoje eu não vou falar da Beatriz, vou falar de problemas sexuais ginecológicos. Alok.
Mas o papo é sério!
Vamos lá, desde 2005 eu tomava um anticoncepcional chamado CICLO21 que era dado pelo posto de saude, e eu tomava pois tinha um cisto no ovário. Continuei tomando ele - com orientação médica - até em 2009, quando depois de 2 meses sem menstruação, fiz um exame e descobri que estava grávida da Beatriz. MESMO TOMANDO ANTICONCEPCIONAL. Sempre confiei nesse ac, até porque depois de ANOS de uso eu engravidei. Depois descobri que o anticoncepcional "falhou" pois precisei tomar cefalexina (antibiótico) durante um tempo em Janeiro/2009 e ele cortou o efeito do anticoncepcional. Quando descobri a gravidez, já estava de quase 5 meses, pois tive sangramento boa parte do tempo e JURAVA que era menstruação. Não tive outros sintomas, como enjoo, nada, então não tinha como imaginar mesmo.

Depois que a Beatriz nasceu, comecei a tomar o cerazzete pois estava amamentando, mas não funcionou para mim, eu ficava meses com sangramento, me sentia fraca, entre outras coisas bem chatas. Então fiquei sem tomar, e só na camisinha.
Então, eu fui na ginecologista novamente, e ela me receitou o CICLO21, que eu já era acostumada, e agora a Beatriz já está maiorzinha, mama no peito ainda, porém não influencia mais o anticoncepcional tanto assim! Tranquilo, como disse, confio cegamente nesse anticoncepcional.
E dai eu conheci o inferno na terra. TUDO que eu não passei na gravidez da Beatriz, eu passei com a primeira cartela desse anticoncepcional, o que me surpreendeu muito porque nunca passei mal com ele. Era enjoo o dia TODO, tontura, fraqueza, e sangramento durante toda a primeira cartela.
Conversei com muiiita gente, e que sempre me falava que poderia ser porque o corpo muda depois da maternidade, hormônios ficam loucos e sim tudo era completamente aceitável.
A primeira cartela acabou e eu tinha de ir buscar a segunda cartela, aproveitei e passei na médica, que por sinal é um koo. Bem seca, bem foda-se para suas dúvidas, expliquei tudo certinho para ela e ouvi um " é normal" pediu para eu esperar, fiquei mais ou menos 1hora esperando até outra ginecologista me chamar. E começou a tensão.

Dra. - "Isabela, aqui no seu prontuário está falando que você nasceu com uma cardiopatia congênita e operou de transposição dos grandes vasos + CIV em 1991, e você tem uma válvula artifciial no coração, QUERIDA, você não pode tomar Estrogênio, isso pode te matar, engrossar seu sangue, você poderia ter um aneurisma, ou até mesmo trombose. Tem caso na sua família?"

Eu em desespero -  " Então, meu avô morreu de trombose..."

Dra - " Sentiu algo estranho esse mês?"

Eu muito desesperada - " Enjoo, tontura, dor de cabeça, fraqueza e essas manchas roxas na perna"

Dra suspira com ar de 'que dó' - " Olha, terça feira você vem aqui, vai colher papanicolau, fazer um ultrassom para ver se não tem mais cistos, vamos fazer uma tomografia, e esses exames de sangue, agora você vai ter de tomar remédio X para afinar esse sangue, só vamos ver os  resultados dos exames de sangue para saber a dosagem, mas provavelmente agora você vai ter de tomar esse remédio a vida toda para evitar do seu sangue coagular, você ter uma trombose ou uma embolia. Depois de todos os exames prontos vamos colocar o DIU".

Voltei para casa em choque. Sabe quando a "ficha não cai"? Então. Dai chorei que nem louca, achando que ia morrer.
O fato é, nunca ninguém me contou que eu não poderia tomar estrogênio. Não culpo meus carissímos (literalmente!) cardiologistas, até porque a ultima vez que eu fui foi quando eu estava grávida da Beatriz. Culpo a ginecologista por ter no meu prontuário escrito meu problema , e não ter prestado atenção nisso.

Agora, vou fazer os exames e torcer muito, para não ter nada de mais grave. E agora é tomar remédio para afinar o sangue a vida toda, e nunca mais tomar nenhum anticoncepcional com estrogênio. Por isso vou colocar o DIU.

Mas fica o alerta, para quem tem qualquer problema de coração, operadas ou não, pergunte ao seu cardiologista, seu ginecolista se você realmente pode tomar anticoncepcional com estrogênio!


Beijos!

20 comentários:

Marina Queiroz disse...

Com fé em Deus seus exames estarão normais.
Mas que falta de responsabilidade dos antigos médicos né?
Infelizmente não dá pra confiar mesmo.
Mas vai dar tudo certo!
Força!

Mariza Batista disse...

Tenho certeza de que vai dar tudo certo!
Eu também não uso anticoncepcional a base de hormônios pois sou hipertensa. Ainda bem que a monha GO me disse isso!!!

Chris Ferreira disse...

Muita fé e muita força até saírem os resultados dos exames. Estamos na torcida para não ser nada grave.
Muito bom saber disso. Eu não tomo anticoncepciona porque sempre tive displasia mamária e agora tenho pressão alta. Mas é bom saber para passar ara as outras amigas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Marcia Pergameni disse...

Flor não se desespere!! Com a medicação vc vai ficar bem sim. E ainda bem que a outra médica te atendeu né?? BJ

Stela Castro disse...

Nossa é muita irresponsabilidade da Go! Passei por algo parecido pois a minha GO me indicou o DIU (que pode causar hemorragia) mesmo ciente de que possuo uma grave anemia congênita, só uma segunda médica me sugeriu um medicamento para cessar o ciclo.
Mas tenha fé que tudo ficará bem!

Beijos

Rô Miranda disse...

Meu Deus que loucura!
Espero que seu problema resolva!
Beijos

Jacqueline Braga disse...

primeiro: morri quando vi que seu nome é Isabela, sei lá,me acostumei tanto com Kira que achei que era seu nome verdadeiro...rs
segundo: que susto menina! muita negligência mesmo ela não ter avaliado a fundo né, até porque quando te indicam um AC logo perguntam sobre possiveis doenças existentes na familia e todo histórico, perigoso isso!!!
bjos

Karin - @Blogmamaeecia disse...

Oi Kira

Guria que situação, hein. Acho que nem deveria ter passado todas essas coisas na sua cabeça, pura falta de atenção do seu ginecologista, graças a Deus que viram isso a tempo!

Boa sorte nos exames!

beijos

Karin
www.mamaeecia.com.br

Noris disse...

Ca-ra-ca!

Unknown disse...

Kira, primeiro faça os exames, se não sentir segurança refaça. porque estou falando isso, fiz um exame uns anos atrás que deu alterção fator V de laiden, resultado eu tinha trombofilia, tomeu injeção durante toda a gestação, morrendo de medo de ter trombose etc etc Quando fui consultar uma especialista ela me disse: se vc tivesse essa doença, vc teria tido com toda certza trombose logo apos o parto, como vc não teve, suspeito que o exame esteja errado.

Quando repeti o exame, batata, deu negativo e eu tomei anticoagulante a gestação inteira, gastei horrores pq não é barato, fiquei apavorada com medo de ter trombose, embolia, procurei até um vascular por causa de dores nas pernas etc.

Então se acalme.

bjs

Aline Berg disse...

Querida, essa sua ginecologista é uma VACA! Felizmente a outra viu esse problema. Graças a Deus até hoje não acnteceu nada, já que você tomou este AC por tanto tempo. Bem que dizem que vaso ruim não quebra...hehehe
Mas vamos torcer, que daqui pra frente tudo vai dar certo.
Vi vc perguntando sobre quem usa DIU no Tui. É bom você perguntar mesmo, ver qual foi a experiência de quem já usou. Só adianto que não é um mar de flores (como nada nesta vida, né?), mas se funcionar com vc, beleza.
Sem querer ser chatinha dando conselho, mas já sendo, ainda acho que valeria a pena vc procurar outra Gineco para ter mais uma opinião e ver se tem outras opções de contraceptivos acessíveis e que não te prejudiquem.
Bjocas!

Camila Gomes disse...

Vai dar tudo certo!

Rogeria disse...

comentando de novo,rsrsrs
Sacanagem da médica ñ ter falado nada...ñdá pra confiar nesses profissionais,
torcendo aqui para que o resultados dos exames sejam bons...bjs e fique com Deus!!!

Aprendendo com Davi disse...

Poxa Kira, q susto!
Mas td ficará bem. Bjs e fique com Deus

Ana SODIO disse...

nossa... ainda bem q msm tomando ac td esse tempo vc nunca teve nada, né? e tb, q bom q nada aconteceu c/ a Bia! me junto na torcida, vai estar td bem!
agora, eu achei estranho ngm ter te falado q tomar antibiótico anula o ac! (mas td bem, pelo menos valeu a pena, né? hehe)
qdo vc tava falando q sentia td isso eu tb achei normal, pq sempre q parava d tomar o ac e voltava eu tinha td isso até acostumar... mas se vc parar, como fica o tramamento d cisto? bem, tomara tb q não tenha + nada...

http://nosaltsugar.blogspot.com/

Camila Faria disse...

Kira mas presta atenção no DIU que vc vai colocar, pq tem os de cobre e tem os que soltam hormônios do mesmo jeito... Ainda bem q essa médica te alertou... pelo menos antes tarde do que nunca né?

gabriela disse...

ó, DIU é muito bom.
segura n mão de Deus e vai!

bjbjbj

http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

Anônimo disse...

Pensa positivo, se você chegou até aqui sem saber de nada(sem doenças), é porque você é uma garota de sorte.

Agora....
porquê, porquê meu Deus????
As mulheres vivem se enchendo de hormonios sintéticos(anticoncepcional)e sofrem com os efeitos colaterais enquanto os "bunitos"(marido ou namorado)não tomam as providências de colocar o pintinho no saquinho(camisinha)??

É tão fácil, tão prático, mas sempre o planejamento familiar fica nas costas das mulheres.

pypa disse...

SABE O QUE EU FARIA,EU IRIA ATE O POSTO E ESFREGAR NA CARA DA INCOPETENTE QUE VC PODERIA MORRER SE ACREDITASSE NO QUE ELA DISSE "É NORMAL" A ME POUPE... QUE VACA NEH??? NOSSA SE FOSSE EU,ELA IA OUVIR MUITO.

pypa disse...

A confia em Deus,vai dar tudo certo!