quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Convite para as Mamães de Campinas!

Pediatra José Martins Filho lança livro sobre educar filhos
Evento será no dia 14 de outubro, às 19h na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas; Haverá bate-papo com o autor



Mercado de trabalho, compromissos, Internet, viagens, enfim, muito o que fazer e pouco tempo para realizar tarefas. É nesse momento que muitos pais se perguntam como lidar com tudo isso, e como fazer os pequenos também sobreviverem na “selva de pedra”. Para ajudar a resolver tal dilema, nada melhor do que um pediatra com mais de 40 anos de experiência, como o Dr. José Martins Filho, que acaba de lançar pela Papirus Editora a obra Quem cuidará das crianças?: A difícil tarefa de educar os filhos hoje.
 
O intuito da obra é muito claro e objetivo: sensibilizar pais, professores, cuidadores de crianças de uma maneira geral para a importância dos primeiros anos de vida na formação da personalidade e  no desenvolvimento sadio psicológico e cognitivo. “A ausência de afeto, carinho, atenção , limites , enfim de participação ativa na formação e no desenvolvimento da criança pode ter conseqüências graves para o futuro”, conta Martins Filho.
 
Quem cuidará das crianças?: A difícil tarefa de educar os filhos hoje faz parte de uma “trilogia” que começou com A criança terceirizada: Os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo, e teve sua continuação em Cuidado, afeto e limites: Uma combinação possível (escrito em parceria com o psicólogo Ivan Capelatto). “Com este terceiro livro, eu destaco a preocupação com o futuro da infância num mundo cada vez mais voltado para o hedonismo, o egoísmo , o marketing predatório e um consumismo que leva, muitas vezes aos pais terem que trabalhar tanto, tanto, que não sobra tempo para viver com a família e para dar atenção especial às crianças”, aponta o pediatra.
 
Os temas abordados na obra são muito variados, e o autor destaca a prevenção do alcoolismo, da adição às drogas e também ao consumismo exagerado. “Precisamos parar de pensar que o Shopping Center é o lugar de passear com as crianças e que encher as crianças de brinquedos, mas não brincar com elas não é o mais adequado”, alerta José Martins Filho. Entre os outros tópicos, o autor também fala sobre desenvolvimento cognitivo, insucesso escolar, os pais e o trabalho, raízes da violência, ansiedade e stress infantil, sexualidade, separação conjugal, adolescência e puericultura no século XXI.
A obra possui, no final, uma bibliografia de referência sobre os assuntos tratados. “Os livros citados são obras de vários autores que tem a mesma preocupação que eu em relação ao futuro da humanidade e a importância da educação com as crianças. É preciso pensar na prevenção das mazelas sociais da falta de participação educacional segura e bem preparada”, esclarece o autor.
 
“Educar uma criança para mim é participar ativamente da vida dela, seja no lar, na escola e na sociedade. É partilhar, é sair com ela para programas específicos próprios para as crianças, e não se limitar a levá-la a compromissos de adultos. A principal mensagem que quero passar com o livro é: Atenção pai e mãe, vocês têm que participar e entender seus filhos, sem superprotegê-los, educando-os, mostrando as coisas certas e erradas da vida e ajudando-os a achar um espaço digno na vida futura”, conclui o pediatra.





No dia 14 de outubro, às 19h na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas, o pediatra José Martins Filho lança o livro Quem cuidará das crianças?: A difícil tarefa de educar os filhos hoje. O autor vai falar sobre o livro, distribuir autógrafos e bater um papo com os presentes. O evento é aberto ao público e gratuito.
 
“No dia do lançamento, farei uma apresentação do livro e das idéias centrais. Depois abriremos para um debate com os presentes. Estes debates que tenho feito com pais e crianças, de maneira geral são bastante interessantes e polêmicos, porque às vezes as pessoas acham que eu as estou culpando pelos problemas da sociedade moderna (violência, alcoolismo, consumo de drogas, falta de afeto, sensualidade exagerada, etc). Mas aos poucos vão se dando conta de que é na família, no afeto partilhado que conseguimos fazer a prevenção da maioria das mazelas dessa sociedade que se encontra tão alterada”, adianta Martins Filho.





Lançamento do livro “Quem cuidará das crianças?: A difícil tarefa de educar os filhos”, de José Martins Filho
Dia: 14 de outubro de 2011 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Livraria Cultura – Shopping Iguatemi Campinas
           Avenida Iguatemi,  777 – Vila Brandina
           Campinas-SP
          (19) 3751-4033
Entrada gratuita


2 comentários:

Unknown disse...

QUE legal!! Valeu a Dica!!
bjos

www.petitninos.com

Bárbara Pata disse...

queria muitoir mas vou viajar...aniversário da sobrinha.... longinho...
bjs!! e obrigada pelo convite