sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Amigos, casamento e maternidade.

Dizem que amigos são os irmãos que escolhemos, não? E aqui não foi diferente. Tenho amigos que fiz em diversas fases da minha vida, alguns assim como as fases passaram eles se foram também, outros permanecem até hoje.
Alguns vejo com mais frequência, outros por motivos de rotina diferente, dia a dia corrido, a gente se vê raramente. Mas sempre rola uma ligação, um sms, um email.
Porque não adianta falar " nossa você ta sumido" se você não procura, não corre atrás, não quer saber se está bem. Amizade é como um casamento, tem de ter manutenção, tem de cultivar mesmo. 

E claro existem dois fatores que mudam muito amizades, que é o casamento e a gravidez/maternidade.
Independente da ordem dos fatores, é quase uma etapa de seleção porque em uma dessas ocasiões muitos amigos irão " pular fora ". 

Meus amigos são essenciais na minha vida, e por sorte, me ferrei MUITO por confundir amizade com coleguismo, ou até mesmo amizade com interesse. Mas eu só tive a ganhar pois hoje apesar das raras confusões, sei muito bem escolher quem faz parte das nossas vidas ou não.
Desses amigos alguns são extremamente especiais, que são aqueles que amam mais a minha filha do que se tivesse alguma ligação sanguínea. Aqueles que são realmente tios da Beatriz. Que se empolgaram com a gravidez, que muitas vezes puxaram a minha orelha por eu ter me precipitado com isso, aqueles que se importam com o nosso bem estar.

Como disse, o casamento muda muito essas relações de amizade. Em partes porque adquirimos novos amigos, aquela compra casada sabe?Adquira um marido e leve grátis esses amigos. E eu tive sorte porque muitos amigos do marido se tornaram meus amigos também. E alguns que não se tornaram fiz um grande esforço para isso acontecer, pela boa convivência, por consideração ao meu marido,  e também porque achava válido. Mas infelizmente algumas pessoas não se agradaram com o fato dele estar casando e "lamentam" (como já disseram!) isso até hoje. Que morra lamentando.
Muitos dos meus amigos são quase mais amigos do marido do que meu. Marido também fez um esforço para se tornar amigo de alguns amigos meu, alguns foram tudo bem, outros nem tanto. Outros nem fizemos questão.

E dai vem a maternidade, e a vida que muda completamente. E a seleção continua. Dai a gente aprende a excluir da vida da gente pessoas que não se importaram com isso, que não se importaram se estávamos bem com tudo que estava acontecendo. Com pessoas que diziam amigas mas no fim ficamos sabendo que falava horrores da gravidez por ai. Pessoas que convidei e mesmo assim não deu as caras no chá de bebê, nem para visitar a Beatriz, nem nos aniversários, nem em nada.
E por incrível que pareça são essas pessoas que cagaram e andaram que vira e mexe pergunta " E ai, como você ta?Tem feito o que?Vocês estão sumidos!" . 

Acredito que na maternidade acontece a maior seleção, não somente pelo fato que citei acima, mas também porque a vida da gente muda. A gente não tem mais disposição para ficar saindo all night long, nem sempre tem como sair porque não tem quem fique com a Bia, e as vezes as pessoas não entendem.
Por isso, sou grata aos amigos que permaneceram, aqueles que quando tem saudades mesmo sabendo que não podemos sair, vem aqui e a gente faz a nossa " festa " por aqui.
Os amigos do marido que considero meus amigos, mesmo nem sempre podendo nos ver, conversar, tomar umas...

Espero que a Beatriz tenha bons amigos, não muitos. Porque o que vale na amizade não é a quantidade mas sim a qualidade. Tenha amigos de infância que não permaneça só na infância assim como eu tive/tenho. Que tenha amigos de "balada" e que saiba que alguns não passam disso. Que tenha amigo filho da puta para aprender a selecionar e deixar participar da sua vida quem realmente importa.


E por fim, fica um conselho que a minha avó sempre disse durante a minha infância: Amigos contamos nos dedos de uma mão. Amigo de verdade é aquele que fica mesmo nas horas difíceis.

A amiga de infância, aquela que a Beatriz nasceu no dia do aniversário!








Amiga que mesmo o tempo afastando, a gente sempre lembra por algum motivo!
Amigas de todos os dias, horas, momentos. Bebedeiras, brigadeiro, fralda suja, tudo!

Amigo das cervejas, das visitas em casa com gordice, alcool,  de jogatina com marido, advogado mal carater!haha
Irmão que eu escolhi Os melhores rolês loucos, as maiores deprê juntos,  e as maiores merdas haha
Aquela que eu conheci no bar. Que vai se tornar veterinária. Que bebia todas comigos e fumava mais que puta apaixonada!
O culpado por tudo. Por eu conhecer o marido. E levou a gravidez bem a sério! haha
Eu não tenho foto com todo mundo, mas deu para entender né?


Ps: sou careta e não considero pessoas virtuais amigas. São colegas legais, no máximo. Porque acho que amigo tem de ter contato, tem de ter olho no olho, tem de ter tudo isso para passar sinceridade e confiança que é essencial em uma amizade. Claro que tem amigos que eram "virtuais" e se tornaram reais. 

6 comentários:

Fernanda disse...

Casamento e maternidade são coisas que afastam aqueles que se dizem a amigos. Você já não posse sair como antes, já não tem tanta liberdade e tem gente que não quer nem, saber. Só é teu amigo quando tá tudo bem. Mas não tá do teu lado quando precisa. Dessa gente eu quero distância. Consigo contar nos dedos os amigos de verdade que tenho e olha não dá uma mão.

Anônimo disse...

fiquei deprê com seu post. percebi o tanto de amigo que não tenho depois de um ano e meio da minha bebê. e ainda me diz que amigos virtuais não contam. sei lá...

Lucas Lopes disse...

Infelizmente me juntei aos seus amigos que não te encontram com frequência mais, mas isso não é por conta da gravidez e etc, eu que não tenho tido tempo pra mais nada a um bom tempo mesmo (sem contar que não aprendi a ir pra sua casa, moramos em hemisférios diferentes!). Espero que saiba disso irmã! Mas chegando as minhas férias eu prometo que vou aí te ver, pela primeira vez em 4 anos eu terei férias!
Você sempre será a irmã que eu escolhi.

Amanda Lima disse...

Pra mim a seleção foi ocorrendo naturalmente, mas a melhor foi uma amiga que se afastou de mim por que, PARA A MÃE DELA, eu não prestava, já que tinha engravidado no meio da faculdade e sem casar. WTF??
E o pior é que ela simplesmente foi se afastando, sem me dizer nada. Fiquei sabendo depois, mas aí já nem encanava. Amigas de verdade? Não enchem uma mão.

Mari "Shirley" disse...

Puta apaixonada! (L)

Ana disse...

Olá Isabela, vim te conhecer, e a Beatriz tb, claro.
A maternidade muda drasticamente as coisas, e como as prioridades mudam, é muito difícil eu conseguir dar atenção as amigas e amigos. Principalmente pq escolhemos outra cidade pra morar. Mas estamos fazendo novos amigos por aqui e levando os outros no coração.
Um beijo, Ana.