terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Desfralde - Não sei em qual parte estamos...

Eu sempre soube que quanto mais cedo começasse o "treinamento" para os desfralde, mais cedo a Beatriz ficaria fralda free.
E confesso que eu dei uma enrolada básica, por pura preguiça, porque da no saco mesmo limpar xixi no chão toda hora, lavar calcinha cagada, e colocar criança no vaso sanitário a cada 10 minutos. 
Mas o "treinamento" para o desfralde foi bom tanto para mim quanto para a Beatriz. Porque gente, o treinamento nada mais é do que ver que seu filho está pronto, ver os sinais, e aprender a ver os sinais. Ensinar aquela parte de higienização, apresentar o banheiro para a criança, ensinar da tchau para todas as porqueiras que caem no vaso, e cuidado, porque esse mundo todo é novo para eles, e pode rolar uma paixão platônica pelo vaso sanitário, Beatriz passou por isso, e é complicado.
E claro, o treinamento nada mais é do que uma puta lavagem cerebral infantil. 

Mas nessa nossa ultima "fase" estava quase tudo dando certo, Beatriz não segurava o xixi ainda, quando ela falava "mamãe xixi" ou ela já tinha feito, ou tava quase fazendo, e era uma puta correria.
Ela começou se irritar com a fralda e isso é mais do que um sinal que bom, chegou a hora.

Nisso - vale lembrar, começamos tudo isso antes dos dois anos,com 1 ano e 2 meses, mais ou menos - começou o tempo frio, e ninguém merece se mijar todo no frio, e eu juntei esse fator com a minha preguiça e deixei para depois.
E esqueci completamente disso, dei uma desistida, uma prorrogada no prazo que dei para desfraldar a Beatriz.

Até que eu vi que não aguentava comprar mais fralda. Eu tinha a ilusão de que quanto mais a criança crescesse, menos fralda ela usava, mas não é bem assim. A criança cresce e aprende A TIRAR A FRALDA. E a cada xixi, a Beatriz tirava a fralda e não tinha como reutilizar mais aquela. E estava rolando um desperdício monstro, de fraldas semi limpas, e do meu dinheiro, já que a cada 3/4 dias ia 24 fraldas.

Dai um belo dia que eu estava sem um real em casa, e descobri que a fralda acabou, peguei o pacote vazio e faltou começar a falar " SURPRESAAA", e bom quando isso acontece, marido trás depois do serviço, o que é a noite. Então pensei, porque não?
E comecei a deixa-la sem fralda durante o dia, foi muiiiiito tranquilo, em partes porque a Beatriz já esta habituada com o lance do vaso sanitário, tchau xixi, ficar de calcinha e tudo mais. Por isso eu digo, se você quer que seu filho largue as fraldas com 2 anos, comece todo o processo antes.
Hoje estamos no 4° dia de "missão desfralde" e só rolou dois acidentes. No mais, todos os xixis no vaso sanitário, sem aquele corre corre.
Ela tem usado fralda apenas para dormir - o que é o caos porque ela nunca quer por - e tem feito o cocôzinho a noite, na fralda.

Sei que é cedo para achar que ganhei o jogo do desfralde, mas tivemos um puta avanço. O mais importante agora, é não regredir, é continuar firme sem fralda durante o dia, e depois que ela estiver acostumada com isso, tentar tirar a noturna, o que ao meu ver é mais difícil.

Pois é, Beatriz já esta com 2 anos e está mais do que na hora de sair das fraldas, depois dormir realmente na caminha  dela, e por fim o desmame. Mas isso é assunto para depois...

Ah, e antes que eu me esqueça, fato engraçado:  Estávamos - eu e a Beatriz - jogando bola na frente de casa, quando Beatriz fala " mamãe, pera, xixi", abaixa a calça, se apoia no portão, fica agachada e faz um cocôzão e um mijão, coloca a roupa e volta a jogar bola normalmente. 
Poderia ser pior, poderíamos estar brincando na cama...

Beiijos

5 comentários:

enxoval de bebe disse...

Eu pretendo também começar a desfraldar a minha bebe cedo, eu já acho minha bebe de apenas 1 ano e 1 mês muito esperta, pois ela me avisa quando vai fazer coco, ela se abaixa e fala coco. Agora o xixi vai ser mais dificil. Não é fácil mesmo, pois gastamos horrores com fraldas. Gostei muito do seu post.
Bjs

Ana

Suzana Lira disse...

Estava lendo o final do post quando me deparo com o podia ser na cama e #mimatoderir

Bjo

Amanda Lima disse...

hahah, o final foi o máximo. Eu desfraldei a Gabi com dois anos, na casa da sogra no interior, e foi bem tranquilo, só que ela só queria fazer na grama e não no vaso... Mas foi coisa de 10 dias.

Com relação a fralda noturna, é melhor tu esperar ela acordar com a fralda seca, pra aí deixar ela sem. E se ela ainda mama de noite, complica um pouco, pq o melhor é deixar sem liquido mais ou menos uma hora antes de dormir, pra não ter acidentes.
Sorte aí!

Dani disse...

ahahhahaha muito figura ela fazendo as necessidades no portão, fiquei aqui morrendo de rir de imaginar e cena e pensando.. putzz, minha hora vai chegar! rsrs e parabéns para a minha bonequinha, que hoje, fez seu primeiro pipi no troninho, peladinha, antes de entrar no banho! só coloquei sentadinha e ela fez.. que fofa! 16 meses e 16 dias. beijão

Tata Campioni disse...

Bia x Desfralde - choro de rir em todos os episódios! Hahahaha ela é demais! Paciencia, Kira, você chega lá!!! Hahahaha