quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Medo de que?

E a Beatriz sentiu medo. Ela que sempre se mostrou tão corajosa.
Bom, provavelmente ela já sentiu medo antes, mas foi a primeira vez que eu percebi. Porque foi tão, nítido.
Não sei dizer ao certo se aquilo foi medo, pânico, pavor. Foi diferente. Enfim.


Há um tempo atrás fomos na casa de um amigo em Sumaré, cidade ao lado de Campinas. E a Beatriz brincou muito la, não deu sossego para ninguém, cansou muito, e lá pelas tantas fui faze-la dormir. Fomos para o quarto, eu ela e a Mandinha. Apagamos a luz, e fiquei ali conversando com a Mandinha e amamentando.
Mandinha saiu, não me lembro o porque, e ficou só eu e a Bia.
A janela estava aberta e a única iluminação do quarto era a luz dos postes la fora, e os faróis dos carros que passavam na rua. Com isso formando um jogo de sombras na parede bem bacana. Não para a Beatriz.
Que ao perceber começou a falar " Bicho, bicho" bem.. .desesperada. Tentei levantar para mostrar que não era nada e ela agarrou meu braço, gritava e tremia. Desisti de faze-la dormir e descemos.

Durante aquela semana ela acordou várias vezes na noite falando sobre o tal bicho. Na verdade era como se ela estivesse sonhando, abria o olho apontava para o teto e falava. Mas ela não falava comigo, era como se estivesse dormindo de olho aberto.

E passou.

Claro que existem os medos no qual eu já tenho conhecimento, como o do Papai Noel, dos pombos cercando ela:


Mas, medo do escuro?Já?


E seus filhos, tem medo do que?
E como lidar com esse medo deles?

10 comentários:

Kelly Resende disse...

Clara tem alguns medos. Principalmente de barulhos altos e de pessoas fantasiadas ou mascaradas. Eu tento agir com bastante naturalidade e explicar o que é cada coisa. Outro dia acho que teve pesadelo e começou a ter medo do berço, e desde então tem dormido boa parte do tempo na minha cama. Acho bem complicado lidar com o que nós não vemos e ela ainda não sabe explicar ou descrever, mas acho que essa é uma fase e é normal sentir esses medos.
Abraços

Renata disse...

Oi Kira!
Lavinia por enquanto teve medo do Papai Noel e de Palhaço, só vendo pessoalmente porque quando assiste na tv adora =)
Com relação a sombra na parede, aconteceu isso esses dias atrás, com a janela aberta a luz do poste refletia no quarto e a minha sombra junto com a dela aparecia na parede, ela achou engraçado e ficou apontando e quando não tem sombra ela aponta e fala cadê! Vai intende née, cada um com seu medo.

Parabéns pelo blog..

Evelyn_mãe_da Sofia disse...

Sofia tem medo de quase tudo, mas o que a desespera são os fogos de artifício. Já estou pensando como será natal e ano novo!!

Rachel disse...

O David tem medo de ficar sozinho no escuro com porta fechada (se trancou sem querer no banheiro) e de máscaras. Não consegue olhar pra uma máscara, bate desespero tadinho!!

Rogeria disse...

Meus filhos tinham medo de barulho,achava isso tão engraçado... um tempo Su, hj com 11, tinha medo do "horário de verão",kkkkkk #comasim? Ela pensava que era algo pavoroso,pois ouvia todo mundo falando "vai chegar o horário de verão..."
Hj aos 11 e 9 eles tem um medo que eu não gostaria q tivessem, medo de bandidos, medo de violência, medo da polícia, quando veem aglomeração de pessoas logo se afastam,querem ir pra longe, começam a tremer... Fico com muita pena deles, queria q tivessem medo do saci, da mula sem cabeça, do velho do saco até do bicho papão, pois isso tudo eu poderia dizer que nunca os pegaria, já a violência que ronda nossa vida eu não posso garantir...

Mari Hart disse...

Ô dó!!!!!! Stella nunca teve medo de nada, o que nem acho bom, assim as crianças perdem a noção do perigo e deixam a mamãe descabelada louca da vida, como foi meu caso por muitos anos. Já Pedro é o medo personificado! Até hj, aos quase 5 anos, tem medo de tudo e de nada! Mesma criação, mesma mãe, família e etc... vai entender! Não tenho respostas!

Bjão!

Maria Thereza Pinel disse...

Tadinha!
Tem coisa que fica na cabeça né??

A Lara ainda não tem medo de nada... não que eu saiba né!
Mas, acho que quando acontecer, vou apelar pra conversas e mais conversas. É a única coisa que eu sei que resolve quase tudo!


Beijo!

Laragui disse...

Bea tem medo do mar, de estranhos, Papai Noel, palhaço...
Quanto ao mar (tipo, tocar o mar, no colo ela vai grudada no pescoço).
Quanto ao mar, estamos indo p praia aqui, e pegando água no baldinho, de vez em quando levamos ela perto do mar no colo, alguém (que ela confia, como eu ou meus pais) toma banho e mergulha e depois fala com ela, explicando que não tem problema... Não forçamos nada, pegamos água, ela fica sentadinha na canga... Só mostramos, quando ela achar que está pronta para superar o medo, ela vai...
A Beatriz, pode ter tido uma impressão da sombra... A Bea adora!! De vez em quando, a noite, ligo a luminária e coloco cotra a parede, p fazer a sombra dela. E ela dança., fazemos bichnhos com as mãos, e ela se diverte horrores!
Tente fazer isso coma Bia, quem sabe, brincando assim ela perde o medo...

Beijos

Cynthia Souza disse...

Adrian tem pesadelos desde bem pequeno, pra ser sincera não lembro quando foi o primeiro, mais criei um ritual, primeiro eu acordo ele, pra valer, pra ele entender que tô ali, e depois eu canto uma musica com ele bem juntinho de mim , hoje ele tem 6 anos e já não acorda tanto, bjks

Futura mãmã disse...

A unica maneira de lidar com esses medos e mostrar para ela que os pombinhos nao fazem mal...e que o escuro sao sombras e nao bichos...transmitir.lhe tranquilidade. Ter Paciencia. E dar tempo que logo isso passa...
Bj