quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Orgulho por ser quem é. -- Seu avô Benedito.

Filha,
Hoje vim contar um pouco sobre sua família, suas raízes. Mais precisamente do seu avô Benedito.
Espero que um dia você possa ler o livro que seu avô escreveu, contando detalhadamente a história da vida dele, com mínimos detalhes como só seu avô detalhista poderia fazer.
Seu avô nasceu em uma cidade no sul de Minas Gerais, chamada Ipuiunas. Por um acaso do destino, sua bisavó voltando da "ultima consulta" com a parteira caiu em um rio, e quase que seu avô nasce ali mesmo. Diz ele que talvez seja por isso que ele goste tanto de água.  Seu avô nasceu na manhã seguinte, dia 8 de Maio de 1954.
Ele nasceu em uma casinha de pau a pique e coberta de sapê, algo que talvez quando você ler isso não saiba o que seja. Seu avô nasceu de parto normal, nessa casinha, com saúde. E fazia 15 dias que a sua bisa tinha perdido uma filha de 1 ano e 6, o nome dela era Aparecida, e mesmo seu avô não há conhecendo ele sempre teve muito carinho pela irmã que não conheceu.
E pelas palavras do seu avô : " Morreu com uma doença desconhecida, ninguém descobriu o que ela tinha; Meus irmãos mais velhos falaram que ela era muito bonita, eu nunca vi nenhuma foto dela. Eu acho que minha mãe estava sofrendo muito, na verdade, todos estavam sofrendo. E acredito que eu cheguei para trazer um pouco de alegria, e muito trabalho também". 
Seu avô tinha mais 10 irmãos, e viveu se mudando. A primeira vez que se mudou foi com 1 ano de idade para uma casa maior e feita de tijolos, porém na mesma fazenda. Seu avô se mudou praticamente 1 vez por ano, quando não mais, isso somente na infância.
Ele não teve uma infância tão legal sabe filha? Apesar dos momentos divertidos que ele sempre ressalta, eles passaram fome, era pobreza mesmo. Eles moravam em casa pequenas nessa quantidade de irmãos, não tinham estudo, e as condições gerais eram bem precárias.
Apesar de tudo isso, seu avô sempre tentava ver o outro lado da situação, sempre contou suas histórias com muito humor mesmo as partes mais tristes, esse é seu avô filha: um artista nato.
Por causa dessa situação precária seu avô não teve uma saúde muito boa, até os 18 anos desmaiava com frequência e ninguém sabia dizer o porque. Na época as pessoas diziam que era verme, e pela sabedoria popular disseram para ele tomar " creolina", uma gota em um copo de leite no primeiro dia, e ia aumentando a quantidade de gotas gradualmente até completar 9 dias. Mas seu avô não tinha leite em casa, então tomou com água mesmo. Doido eu diria. E como ele mesmo diz " isso acabou com a minha gengiva, mas não tive mais problemas com vermes".

O tempo passou e seu avô se mudou para o Paraná, e foi lá que ele conheceu sua avó...

O tempo passou e seu avô se mudou para o Paraná, e foi lá que ele conheceu sua avó...Filha, talvez você não saiba o que seja "namorar pelo buraquinho da porta", mas seu avô soube bem. Foi assim que ele conheceu a sua avó Arlete.
Um dia ele estava passando pela casa de uma prima do pai dele,  quando ela o convidou para entrar para tomar um café.
Naquela época muitas casas eram divididas ao meio, com uma parede de madeira, e duas famílias moravam. Era o caso da casa da tal prima. E do outro lado, de parede " a meio" morava uma moça, e a parede tinha um buraco Essa moça e a tal prima tinham um combinado: Quando chegasse um rapaz na casa de uma, ela dava um toque na parede para a outra espiar.
Tampando o buraco, na parede da moça tinha um cartaz do Roberto Carlos, na da prima um calendário.
E como de praxe a prima avisou a moça, e a moça achou aquele rapaz - seu avô - bem interessante.
Dias depois foram falar que a moça estava interessada no seu avô e que queria namorar ele. Ela era professora, e ele trabalhava na roça. Mas era mentira, falavam isso para o seu avô e falavam para a moça a mesma coisa. Seu avô não a procurou, namorou outra moça, e deixou o tempo passar.
No domingo, seu avô foi até a cidade e avistou a prima dando volta na praça - era assim que as moças solteiras conhecia os rapazes - e com a prima estava como diz seu avô : "a tal moça bonita, elegante, e bem vestida. "Seu avô coitado desanimou, pensou que como seria possível uma moça assim gostar dele, ela era professora, bem vestida, bonita. E era muita areia para o caminhão dele.
Quando a prima cruzou o caminho do seu avô, ela falou que a tal moça bonita queria falar com ele, e seu avô muito dos espertos disse para ela esperar ele na esquina. Porém a moça bonita não era de falar com ninguém na rua, e esperou na casa de um amigo.
No caminho seu avô parou no bar, tomou uma dose de menta para criar coragem, e comprou balas para tirar o bafo da bebida. Seu avô sempre muito esperto.
Ao chegar na casa, o desfecho aconteceu, descobriram que estavam atacando de cupido com eles, mas já que estavam ali começaram a conversar.
E foi assim que eles começaram a namorar....
Naquela época filha era muito diferente de hoje, seu avô namorava na sala da casa da sua bisavó Cirene, com ela olhando e em sofá separado da sua avô. Não podia nem pegar na mão. E assim eles levaram, e depois de 2 anos eles se casaram.










Continua... 

Um comentário:

TatiBast disse...

Parabéns pela iniciativa, é tão importante compartilhar com os filhos a historia da familia! muito legal o blog.